EuroReview 2024 - Grupo E - 5 Estónia e 6 Grécia

 EuroReview 2024: Estónia - 5MIINUST x Puuluup - (nendest) narkootikumidest ei tea me (küll) midagi


Fazendo a sua estreia em 1994, a Estónia, na edição de 2001, tornou-se na primeira nação ex-soviética e báltica, a vencer a Eurovisão. Ao longo das suas 30 participações, a nação apresentou resultados entre o grande número de top 10 conquistados nos seus primeiros anos e em fases da não qualificação, sendo a maior fase de não apuramentos, fui entre as edições de 2004 até 2008, depois só falhando por mais 5 ocasiões, a mais recente em 2021. Para a edição de 2024, a Estónia apresenta um dos temas com a intitulação mais longa de sempre do concurso, sob a forma da representação das duas bandas 5MIINUST e Puuluup, onde conseguiram vencer o Eesti Laul, com "(nendest) narkootikumidest ei tea me (küll) midagi". Será que um mais maiores titulos da Eurovisão irá trazer mais sucesso à Estónia? 

Entrando na Eur"ovisão, na edição de 1994, a Estónia tornou em 2001, a primeira nação, depois da superação da União Soviética, a vencer, o concurso, durante uma fase inicial, entre os anos de 1996 e 2002, onde terminou por 6 vezes no top 10, incluído a vitória. Em anos mais recentes, a Estónia tem sido a nação dos Bálticos na Eurovisão, só falhando a final por três vezes, nas últimas dez edições. Na edição de 2023, Alika e "Bridges" conseguiram terminar no 8ºlugar na final, mesmo com um qualificação limite na segunda semifinal, onde terminou em 10º. Para 2024, o Eesti Laul voltou a ser palco de seleção para decidir a canção e a representação estoniana para a Eurovisão, onde acabou por selecionar a colaboração das bandas 5MIINUST e Puuluup e seu tema muito longo, em termos de título "(nendest) narkootikumidest ei tea me (küll) midag", onde terá de atuar na 13ª posição da ordem da segunda semifinal, em Malmo, no dia 9 de maio. 

Opinião: Depois do bom resultado, no ano passado, a Estónia, para 2024, decidiu apostar para uma direção oposta, ao selecionar um tema, mesmo que tenha um foco do tema do uso de drogas no seu tema, é o tema que mistura uma instrumentação cultural, através do uso de instrumentos muito raros, originados na sua geografia, com ritmo mais extremo da eletrônica, onde origina a uma canção que se apresenta numa liga própria, mesmo que tenha o título mais longo da Eurovisão para uma canção, com "(nendest) narkootikumidest ei tea me (küll) midag". Mesmo ao ser um tema de mistura diversos estilos, numa maneira que não tenham um grande contraste, é uma canção, onde o seu ritmo e apresentação é muito cativante, ao ter uma coreografias mais cativantes do concurso. Em termos de perspectiva de resultado, esta canção pode ir, para qualquer espetro da classificação, seja negativa ou positiva, mas ao estar numa 2ªsemifinal mais acessível, e onde o tema tem muito destaque na ordem, graças à sua originalidade e apresentação em palco, poderá ter uma qualificação muito segura, mesmo poderá ser uma canções que poderá cair facilmente para os lugares de eliminação, e, sendo para a final, poderá terminar, nas melhores e realistas chances de ficar no top 15. Em termos de avaliação, a canção de 2024, apresenta para o seu estilo músical, notas geralmente positivas, sendo que na apresentação é melhor destaque, onde apresenta uma avaliação de 8.5, sendo nos restantes seja mais baixa, com 7.85 na música e 7.75 na sua voz coletiva, dando a classificação final de 8.03. 

Esnia - 5MIINUST e Puuluup - (nendest) narkootikumidest ei tea me (küll) midag


Nota: 8.03/10
Previsão SF2: Qualificação (4º - 7º) 
Previsão Final: Top 15
Posição Grupo E: 5º/6
Edição: EuroUnida
Foto e Vídeo: eurovision.tv


EuroReview 2024: Grécia - Marina Satti - Zari 


Na celebração dos 50 anos da sua primeira participação da Eurovisão, a Grécia tem um registo de resultados mistos, mas foi um dos países bem sucedidos, no início da introdução de modelo atual das semifinais, onde em 2005, conseguiu a sua única vitória no concurso com Helena Paparizou, e depois estar presente no top 10 final em todas edições seguintes, até 2011. Em anos recentes, a Grécia tem estado a encontrar o melhor momento possível, mas em 2023, viu Victor Vernicos a dar a terceira não qualificação grega para a Final, ao terminar no 13ºlugar na segunda semifinal. Para 2024, a emissora ERT decidiu escolher Marina Satti, como representante para a Eurovisão, a cantora que mistura elementos musicais envolventes na região da Grécia, irá demonstrar a mesma influencia no seu tema "Zari", onde será terceira a atuar na segunda semifinal. Será que no seu 50º aniversário na Eurovisão, Marina Satti irá dar um bom resultado para nação helênica, em Malmo? 

Fazendo a sua estreia na Eurovisão, há 50 anos, na edição de 1974, mas contando com 45 participações, a Grécia é um país que tem sucesso misto ao longo do seu histórico, mas sendo, na introdução do atual modelo das semifinais, onde o país teve o seu maior  sucesso, ao conquistar na edição de 2005, a sua única vitória, através de Helena Paparizou, e depois apresentar resultados dentro do top 10 nas edições seguintes, até 2011. No ano passado, a Grécia teve a sua terceira não apuramento para a Final, com Victor Vernicos a terminar na 13º lugar na segunda semifinal, em Liverpool. Para 2024, a emissora ERT, decidiu internamente escolher como representante, Marina Satti, uma artista que apresenta uma coleção musical multicultural, influenciada pelas diversas culturas, sobretudo, gregas, árabes e dos balcãs, notável no seu tema para a Eurovisão, "Zari", onde será a 3ª canção a atuar na segunda semifinal, no dia 9 de maio. 

Opinião: Que explosão multicultural apresentado, por Marina Satti, para representar a Grécia para a Eurovisão 2024, "Zari" é uma canção de emite uma das grande simbolismos do concurso, uma verdadeira demonstração multicultural do país, através da música. Com muita influencia, demonstrada no tema grego, Marina Satti terá demonstrar uma grande apresentação em palco, cujo o video foi uma verdadeira demonstração do país, juntamente com uma grande confortabilidade vocal e coreográfica, ao longo do tema. Em termos de previsão de resultado para a Eurovisão, será muito dependente da sua projeção em palco, mas termos da versão atual, as perspetivas são muito positivas, onde uma qualificação para a final será segura e com chances de terminar no top 10 final. Olhado para a previsão, a Grécia também estar bem na sua avaliação, onde apresenta notas de 8.375 na apresentação, 8.15 pela música, e 8.5 na voz, ficando com uma nota final de 8.34. 

Grécia - Marina Satti - Zari



Nota: 8.34/10
Previsão SF2: Qualificação  (3º - 6º) 
Previsão Final: Top 10
Posição Grupo E: 3º 

Edição: EuroUnida
Foto e Vídeo: eurovision.tv

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de Contacto