EuroReview 2023: Portugal

 EuroReview 2023 #5: Portugal - Minicat - Ai Coração

É uma nova era para Portugal, após de uma série de maus resultados, no inicio da era das semifinais, com apenas 3 apuramentos, entre 2004 a 2015, mas em 2017, a RTP modernizou o Festival da Canção e sua visão para Eurovisão, e deu logo frutos, com a vitória de Salvador Sobral, em Kiev, e depois, Portugal só falhou por uma final, nas últimas 3 edições, e com resultados recentes próximos de top 10 na Final. Em 2023, Minicat espera fazer o mesmo nível de resultados, mas será que "Ai Coração", um tema forte suficiente para conseguir igual? O EuroReview vai dar uma resposta certa, retirando a dose de nacionalismo. 

Esperou-se mais 50 anos pela primeira vitória na Eurovisão, Portugal está a viver uma nova fase de renovação à sua participação no concurso, após a sua grande paragem de 2016, onde começou esta fase de grandes mudanças na visão nacional, com abertura linguística ao Festival da Canção e abrindo as portas a novos artistas e a nomes reconhecidos a participar no final nacional, um ano depois da pausa, Salvador Sobral deu a vitória esperada, em Kiev, onde levou uma canção simples de "Amar Pelos Dois" para a conquista europeia, ultrapassando os grandes obstáculos, ao longo da jornada. Nas ultimas duas edições, Portugal enviou as primeiras canções em inglês (2021) e em formato bilingue (2022), onde transmitiu resultados positivos na Final, com resultados de primeira metade da tabela. Para 2023, espera-se para mais resultado positivo, com a Mimicat e "Ai Coração", onde conseguiu ser primeira vencedora do Festival da Canção, com tema de processo de submissão livre, ao conquistar máximo dos júris e do público, sendo que empatou na parte dos jurados, com o 2º classificado. Em Liverpool, Mimicat será a 5ª a atuar em palco, situada entre a Letónia (4) e Irlanda (6), na ordem da primeira semifinal, marcada para o 9 de maio. 

Opinião: Minicat é uma artista muito carismática e criativa, e com "Ai Coração" demonstra isso mesmo, um tema escrito há 10 anos pela mesma, e que não era primeira escolha para cantar a sua própria autoria, mas conseguiu arriscar e deu sucesso, era um dos temas mais favouritos, antes de pisar o palco do Festival da Canção, devido ao estilo musical muito teatral, mas em palco, a canção elevou o nível, tomando inspiração aos grande espetáculos clássicos de cabaret, mas com um toque moderno. O tema passou o teste nacional, mas agora como se portará, no grande palco da Eurovisão, é outra questão, porque agora com as semifinais a 100% da votação do público, um processo que Portugal teve dificuldades, nos inicio da era das semifinais, ao qualifica-se, mas "Ai Coração" não igual aos temas destes anos, mas também o publico não semelhante, mesmo assim, acho que Minicat tem potencial de qualificação, porque é uma canção que destaque-se na primeira metade da semifinal, sendo 2ª mais forte do lote de 7 canções incluídas da mesma, em termos de resultados será qualificação semi-segura, provavelmente ficando entre 6º a 8º lugares, mas evitando os lugares de risco, se conseguir a passagem à Final, pode visualizar um resultado igual dos anos anteriores, ficando perto de top 10, mas seguramente no top 15. Olhando para a avaliação, apresenta valores mais elevados com dois 8.5, nos parâmetros de palco e da artista e alcançando no nível de musica, um 9, assim dando uma nota final, 8.67.  

Portugal - Minicat - Ai Coração 


Nota: 8.67/10
Previsão SF: Qualificação segura (4º - 7º) 
Previsão Final: Top 15 (primeira metade da tabela) 
Posição Grupo A: 1º 

Edição: EuroUnida
Imagem e Vídeo: Eurovision.tv

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de Contacto