EuroReview 2024: Geórgia - Nutsa Buzaladze - Firefighter
Fazendo a sua estreia em 2007, e ainda não atingiu um resultado de top 5, ao longo das suas 17 participações, Geórgia apenas apresenta dois nonos lugares com o seu melhor resultado na Eurovisão, mas agora, está com uma das piores fases nas semifinais, com 6 eliminações de seguida, incluido a edição de 2023, onde IRU ficou em 12ºlugar na segunda semifinal. O país do Cáucaso espera que 2024, seja o ano do seu regresso à final da Eurovisão, através da escolha de Nutza Buzaladze como representante, onde irá atuar "Firefighter" na segunda semifinal. Será que a má fase georgiana irá ser ultrapassada, em Malmo?
Entrando na Eurovisão, em 2007, a Geórgia conseguiu entrar no concurso, com bons resultados, sendo que nas edições de 2010 e 2011, atingiu o seu maior resultado, dentro das 17 participações atuais, com dois nonos lugares, sendo o de 2010, o melhor em termos de pontuação. Em anos mais recentes, a Geórgia tem sido um dos países mais infelizes em termos de resultados, atravessando uma fase de 6 eliminações consecutivas nas semifinais, incluído a edição de 2023, onde IRU ficou 12ºlugar na segunda semifinal. Para 2024, a emissora GPB, decidiu escolher numa maneira interna, a sua representante, ao revelar no dia 12 de janeiro, a cantora Nutza Buzaladze com sua escolha para Malmo, onde mais tarde, revelou a canção "Firefighter". Novamente para edição de 2024 da Eurovisão, Geórgia estará na segunda semifinal, onde irá atuar na posição 11 de atuações, no dia 9 de maio.
Opinião: No ano passado, mesmo com uma melhores decisões em termos de seleção, a Geórgia não conseguiu evitar a sua eliminação na semifinal. Agora para 2024, a emissora voltou apostar num nome muito forte da música do país, em Nutsa Buzaladze, onde teve passagens pelo um dos concursos musicais mais famosos do mundo, o American Idol, no ano passado, onde conseguiu chegar aos 12 melhores, assim deixando uma grande responsabilidade em representar o seu país na Eurovisão, em Malmo. A canção "Firefighter" é um dos temas mais forte que a nação do Cáucaso já apresentou no seu histórico no concurso, ao conter uma produção muito profissional na sua apresentação e com uma grande demonstração de voz por parte de Nutza, ao longo dos 3 minutos de duração. Em termos de previsão de resultados para a Eurovisão será uma duvida, mas, vejo que a má sorte nas semifinais seja, finalmente quebrada, pois que este tema, tem um bom destaque na ordem da segunda semifinal, pois não apresenta uma grande competição de vocalistas femininas, e for bem apresentado será destaque ainda maior nos resumos para a votação, onde irá fortalecer o grande número de votos do público, deixando pelo menos, nos lugares de qualificação segura para a Final, onde será já um resultado positivos para a Geórgia, em termos de classificação final, poderá estar dentro do top 15, mas, com intenções de top 10. Em termos de avaliação, o tema de 2024 está ao mesmo nível apresentado no ano passado, com notas de 8.2 no visual, 8.07 na música, e 8.45 na voz, deixando com total médio final de 8.24 na sua avaliação.
.jpg)