EuroReview 2024: Finlândia - Windows95Man - No Rules
Fazendo a sua estreia, em 1961, e onde até a sua vitória em 2006, a Finlândia nunca tenha chegado a um top 5 na Eurovisão. Nas ultimas edições a Finlândia está num bom momento de resultados, e, na passada edição de 2023, conseguiu o seu segundo melhor resultado, com o 2ºlugar de Kaarija, onde a sua canção "Cha Cha Cha" venceu o televoto na Final. Para a edição de 2024, o Windows95man conseguiu surpreender, ao obter a vitória no UMK, com o tema "No Rules", para ser o representante finlandês para a Eurovisão, em Malmo.
Antes da sua vitória, conquistada na edição de 2006, a Finlândia nunca tenha chegado a um resultado de top 5, ao seu histórico de participações, iniciado em 1961. No ano passado, sob a representação de Kaarija, o país nórdico conseguiu obter um excelente 2ºlugar, onde na final conseguiu vencer o televoto, mas no geral, ficando apenas atrás da vencedora Loreen. Para 2024, o UMK voltou a ser palco de seleção para o representante finlandês, com a presença de 7 participantes para sua disputa, onde no final, a vitória ficou para o tema "No Rules" do Windows95man, através de uma reviravolta, onde ficou com a maior pontuação do televoto, depois de terminado em ultimo lugar do júri. Na Eurovisão, a Finlândia será a 10ª atuação na primeira semifinal, marcada para o dia 7 de maio.
Opinião: Depois de um incrível segundo lugar de Kaarija, a Finlândia tenha a responsabilidade de encontrar de bom sucessor para 2024, bem a escolha de Windown95Man foi certa, em termos de seguimento do género, mas não na qualidade de tema, até sendo o vencedor surpresa do UMK. Deixando o negativismo de lado, o tema "No Rules" é um tema muito criativo em termos de apresentação em palco, mas apresenta uma falta de originalidade ao tema, sendo uma paródia do ano passado, deixando a escolha um pouco abaixo das expetativas elevadas direcionadas para a emissora YLE. Em termos de perspectiva de resultado para Malmo, pode-se dizer que poderá obter a sua qualificação para final, derivado do poder do tema para cativar o televoto, a razão primária que o tema foi escolhido, mas para a final, o tema irá encontrar o maior obstáculo do júri profissional, e onde irá ditar um resultado mais baixo em relação ao ano passado, ficando no top 20, no máximo. Em termos de avaliação, o nível será muito reduzido, em contraste do ano passado, onde consegue um máximo de 8 no parâmetro visual, como a melhor avaliação, sendo que nas restantes, fique com um 6.75 na música, e com 7.25 na voz, deixando com um nota final de 7.33.
Finlândia - Windows95man - No Rules
Nota: 7.33/10
Previsão SF1: Qualificação (6º - 9º)
Previsão F: Top 20
Posição Grupo F: 5º/6
Edição: EuroUnida
Foto e Vídeo: eurovision.tv
EuroReview 2024: Malta - Sarah Bonnici - Loop
É uma das nações mais pequenas, em competição na Eurovisão, e participa desde 1971, e apresenta, ao longo de 37 participações, um registo máximo de dois segundos lugares ,conquistados nas edições de 2002 e 2005. Na edição de 2023, Malta falhou pela segunda edição consecutiva, a presença na final, ao ficar na 15ªposição na primeira semifinal, com a banda The Busker. Para 2024, é oportunidade de Sarah Bonnici para representar Malta, na Eurovisão, após de vencer o MESC, em fevereiro, com o tema "Loop". Será que a Malta irá regressar à final ou foi má reviravolta para Malmo?
É um dos países mais pequenos em competição na Eurovisão, mas Malta, já apresenta um total de 37 participações, e conseguiu, dois lugares como os seus melhores resultados, conquistados nas edições de 2002 e 2005. Nos últimos anos, Malta tem sido um país muito inconsistente, em termos de resultados, desde de resultados de primeira metade da tabela até aos últimos lugares da semifinal, sendo que na edição de 2023, a banda The Busker terminaram na penúltima posição (15º) na primeira semifinal, em Liverpool. Para 2024, a emissora TVM voltou a apostar no MESC para selecionar o seu representante, onde Sarah Bonnici conseguiu sair como vencedora, no dia 3 de fevereiro, através da canção "Loop", onde na segunda semifinal, agendada para o dia 9 de maio, será a primeira a atuar.
Opinião: Bem, a nação de Malta não consegue decidir uma boa canção, quando o MESC é o processo de seleção, mesmo que a canção de 2024 não é má escolha, mas parece que a qualidade de música do país é um pouco baixo, em relação aos outros países em competição. O tema "Loop" é um que apresenta uma boa equipa de produção, na sua maioria, sueca, mas parece um dos temas classificados como "Melfest Rejects", pois é um tema pop muito elaborativo e um género muito comum dentro da final nacional sueca, mas a Sarah Bonnici consegue fazer bom esforço para o que lhe apresentado, com uma projeção muito única, derivado das raízes familiares. Em termos de previsão de resultado para a Eurovisão, parece que poderá com uma boa sorte, sobretudo na 2ªsemifinal, onde será a atuação de abertura, e se for apresentada numa forma muito polida, terá boas oportunidades, de estar presente na final, mas não será fácil para o país, onde no passado, foi sempre um país dependente do júri, nas semifinais, assim dar uma possibilidade de 50/50, no atual momento, em caso de apuramento, a canção não irá conseguir atingir um melhor de um top 20. Em termos de avaliação, a canção de Malta é uma das mais consistentes, mas não de destaque, ao apresentar notas de 7.25 na apresentação, 7.6 na música e 7.15 na voz, deixando com um resultado final de 7.33.
Malta - Sarah Bonnici - Loop
Nota: 7.33/10
Previsão SF2: 50/50 (8º - 12º)
Posição Grupo F: 6º/6
Edição: EuroUnida
Foto e Vídeo: eurovision.tv
