EuroReview 2024: Portugal - iolanda - Grito
Em vespera dos 50 anos do 25 de abril, o EuroReview 2024, finalmente, chega a Portugal, o país que ainda se estreou na Eurovisão, no Estado Novo, em 1964, onde 10 anos mais tarde, a canção que representou o país em 1974, o "Depois do Adeus" de Paulo de Carvalho, foi aquela que iniciou uma revolução. Ao longo das 56 participações, Portugal esperou muito tempo para alcançar a primeira vitória na Eurovisão, feita na edição de 2017, através de Salvador Sobral, onde originou uma era de resultados mais positivos para o país, só falhado uma vez a final, desde então. Em 2023, Mimicat conseguiu o positivo 23ºlugar, depois do difícil apuramento na semifinal. Para 2024, o país regressa à Suécia, depois da sua ausência nas ultimas edições realizadas no país, onde a nova venceodora do Festival da Canção, iolanda quer continuar a série de apuramentos consecutivos para a Final, com o seu tema "Grito". Será que o Portugal vai continuar o seu bom momento na Eurovisão?
Portugal encontrava-se em Estado Novo, quando vez a sua primeira participação na Eurovisão, em 1964, sendo que, 10 anos depois, no dia 25 de abril de 1974, a canção que representou o país, na edição realizada em Brighton, o "Depois do Adeus" de Paulo de Carvalho, tinha sido a primeira canção que ditou um inicio de uma nova era em Portugal, onde já dura 50 anos. Em 2017, após de quase 50 participações, Salvador Sobral conseguir trazer a primeira vitória lusa na Eurovisão, com "Amar Pelo Dois", cujo ditou uma nova era de bons resultados e presenças na Final, nos anos seguintes, só falhando por uma vez, o apuramento, em 2019. Na edição de 2023, Mimicat conseguiu levar "Ai Coração" para a Final, em Liverpool, onde conseguiu terminar num respeitável 23ºlugar na final. Para a edição de 2024, marca o regresso de Portugal, a uma edição realizada na Suécia, depois das ausências nas ultimas edições realizadas no país nórdico. O Festival da Canção voltou novamente a ser palco habitual para a escolha do representante de Portugal para a Malmo, onde celebrou-se os seus 60 anos da sua realização. Na final de 9 de março, viu o tema "Grito" de iolanda a saiu como vencedora, assim ser a representante portuguesa para a Eurovisão, onde será a penúltima canção a atuar na primeira semifinal, no dia 7 de maio.
Opinião: Mais uma vez, Portugal oferece uma canção de boa qualidade para a Eurovisão, sendo com um regresso para um regime de uma balada muito forte, como é "Grito" de iolanda, continuando a tradição do envio de canções de autoria pessoal do seu representante. Ao longo do Festival da Canção, viu-se que iolanda era uma das favoritas para conseguir a representação de Portugal na Eurovisão, onde no momento da atuação da primeira semifinal, provou-se que tinha uma apresentação pronta para o grande palco, em Malmo, através de um conjunto do jogo de câmara, sobretudo na resolução do ecrã televisivo, juntando-se à excelente coreografia dos dançarinos e grande voz de iolanda, ao longo da sua duração do tema. Não existe surpresa, as perspectivas de Portugal para a Eurovisão 2024, serão positivas, mesmo que contém uma competição no gênero musical na primeira semifinal, com a Sérvia, mas a canção consegue destacar-se na segunda parte de atuações e sobretudo numa ordem muito positiva de atuação, ao ser a penúltima canção em palco na mesma semifinal, se atuação for muito igual ao do Festival da Canção, existe muita segurança para qualificação para a Final do dia 11 de maio, mesmo que seja nos lugares intermédios no top 10, na Final, poderá ser um dos darkhorses para terminar no top 10, devido à presença do júri na votação da final, mas será seguro afirmar um resultado de top 15 será muito positivo de observar. Em termos de avaliação, Portugal voltará uma forte avaliação, com dois parâmetros da música e de voz, a obter a mesma nota de 8.75, sendo a apresentação consegue uma nota forte de 8.45, assim dar uma nota final de 8.65.
Portugal - iolanda - Grito
Nota: 8.65/10
Previsão SF1: Qualificação segura (4º - 7º)
Previsão Final: Top 10 - Top 15
Posição Grupo E: 1º
Edição: EuroUnida
Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
