EuroReview 2024 - Grupo E - 1 Luxemburgo

EuroReview 2024: Luxemburgo - TALI - Fighter  



Depois de uma ausência de 30 anos na Eurovisão, o Luxemburgo regressa ao concurso para 2024. Ao longo das suas 38 participações passadas, a nação pequena, conseguiu vencer o concurso por 5 vezes e foi um dos primeiros países, a conquistar a uma dupla vitória consecutiva na ESC, ao vencer, as edições de 1972 e 1973. Para o seu regresso, em 2024, a emissora RTL realizou uma final nacional, o Luxembourg Song Contest, para decidir o seu representante, onde acabou por sair para a canção "Fighter" da cantora TALI. Será que o Luxemburgo terá um bom regresso à ESC, 31 anos depois da sua participação? 

Foi um dos 7 países fundadores da Eurovisão, em 1956, e participou em cada edição até ao ano de 1993, onde decidiu dizer adeus ao concurso na altura, mas no ano passado, a emissora RTL, anunciou que o Luxemburgo irá regressar para a edição de 2024, depois de 31 anos de ausência. O pequeno país apresenta um dos ricos currículos na Eurovisão, ao ser um dos países mais vitoriosos na sua história, ao somar 5 vitórias, incluído um dupla vitória, conquistada nas edições de 1972 e 1973. Para o seu regresso esperado, a RTL decidiu realizar uma final nacional, o Luxembourg Song Contest, como processo de seleção do representante luxemburguês para a Eurovisão, em Malmo, onde dentro do lote 8 canções e artistas em competição, a sorte acabou para ficar nas mãos de TALI e seu tema "Fighter". O regresso oficial do Luxemburgo para o palco da Eurovisão, será na primeira semifinal de 7 de maio, onde será a atuação de encerramento, ao atuar na posição 15.    

Opinião: O regresso do Luxemburgo já era desejado pela comunidade eurovisiva, tudo derivado do seu grande currículo no concurso, com as suas 5 vitórias. A canção do seu regresso, "Fighter" de TALI, foi uma das melhores opções apresentadas no Luxembourg Song Contest (LSC), ao ser a única canção bilingue na seleção, mas a escolha foi mais demonstrada na sua atuação em palco, onde teve a oportunidade de ser a ultima atuação das 8 canções participantes, com uma apresentação muito sólida de coreografia e de segurança vocal de TALI, sobretudo com a versão original do tema. Mesmo com a mudanças ao tema, sobretudo mais notáveis de uma ligeira modificação na instrumentação, a grande base do tema continuou presente. Em termos de perspectiva no regresso do Luxemburgo, será muito interessante, pois que será a primeira vez, que o grão ducado irá participar nas semifinais, mas o tema já apresentou uma sólida atuação na final nacional, onde poderá ser expandida ou igualada no palco da Eurovisão, na primeira semifinal, sobretudo ao ser a última atuação em competição, assim garantir algumas facilidades de apuramento para a final, mas, em termos de resultados, vejo uma limitação de 50/50 para semifinal, em caso do apuramento, o resultado final seria perto do top 20 ou mesmo ficar nos 5 últimos lugares. Na sua primeira impressão no EuroReview, a avaliação do Luxemburgo é maiormente, dentro da média apresentada, até ao momento, ao ter a sua melhor nota na voz, com 8.2, nos restantes parâmetros, regista um 8 na apresentação e um 7.85 pela música, assim garantir, uma avaliação final de 8.02. 

Luxemburgo - TALI - Fighter


Nota: 8.02/10
Previsão SF1: 50/50 (8º - 12º)
Previsão Final: Top 20 - Bottom 5
Posição Grupo E: 6º/6

Edição: EuroUnida
Imagem e Vídeo: eurovision.tv

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de Contacto