EuroReview 2023 #30: Grécia - Victor Vernicos - What They Say
Com 44 participações ao seu nome, a Grécia é um país de sucessos mistos, mas contém uma vitória no seu currículo, feita na primeira edição realizada na Ucrânia, em 2005, através de Helena Paparizou, durante a era dourada grega, onde esteve sempre top 10, entre as edições de 2004 até 2011, e só falhando a qualificação para final, por duas vezes, em 2016 e 2018, mas pelo menos, nunca terminou na ultima posição ao longo das suas participações. Para 2023, a Grécia selecionou o representante mais jovem de sempre do país, com Victor Vernicos, só apenas com 16 anos de idade, e também será o mais novo a participar na Eurovisão, em Liverpool, onde irá atuar a canção de sua própria autoria "What They Say". Será que o um talento de 16 anos pode alcançar uma boa classificação no EuroReview? Bem, está na hora de dizer.
A Grécia, pode conter um sucesso misto, ao longo das 44 participações, tem sido um país de alta consistência, ao longo das décadas, sobretudo, ao longo do período, entre 2001 e 2012, onde conseguiu elevadas presenças no top 10, até conquistando a sua primeira vitória, na edição de 2005, em Kiev, através de Helena Paparizou com "My Number One", mas ultimas edições, o brilho grego tem desaparecido, um pouco, até apresentando, as suas duas primeira qualificações, nas edições de 2016 e 2018, mas conseguiu voltar, com regresso ao top 10, nas ultimas 2 edições mais recentes. Para edição de 2023, a emissora ERT selecionou internamente, o seu representante mais jovem do ano e de sempre grego, o Victor Vernicos, onde conseguiu escrever e fazer a composição da sua canção "What They Say", para Liverpool. Para a Eurovisão, Victor será 8º a atuar, na segunda semifinal, de dia 11 de maio.
Opinião: É importante, primeiramente, aplaudir o talento demonstrado pelo Victor Vernicos, ao compor e cantar a sua própria canção para Eurovisão, aos 16 anos de idade, é simplesmente que demonstra o seu desempenho para representar o seu país, mesmo que conseguia também tocar diversos instrumentos musicais, como a guitarra e piano, onde é demonstrado na sua canção para Liverpool, e levando inspirações de outros músicos, como Ed Sheeran e a banda Coldplay, no género de indie pop que transmita. Será que "What They Say" é competitiva suficiente para conseguir um bom resultado para a Eurovisão? Pelos menos, a canção apresenta um certo nível originalidade, mas terá algumas dificuldades para conseguir a passagem para a Final, onde o televoto é único fator de avaliação, nas semifinais, mesmo que tenha alguns países amigáveis a votar, na segunda semifinal, será o suficiente, acho que existe essa possibilidade, Victor parece ser um vocalista muito seguro e confiante, na versão estúdio, e se conseguir igualar o mesmo nível, um lugar de qualificação pode estar mais próximo, e claramente que esta seria, a minha visão atual, mas por enquanto, está no limite entre a não qualificação, na previsão para a segunda semifinal, e se conseguir a qualificação para a final, pelo menos, um mínimo de top 20 seria um resultado positivo, na Final. Em termos de avaliação, a Grécia consegue uma boa avaliação, com um 8.2 pela voz de Victor, a canção consegue uma avaliação 7.75 e com a apresentação visual sendo um 7.5, dando que a Grécia termine com nota média final de 7.82.
Grécia - Victor Vernicos - What They Say
Nota: 7.82/10
Previsão SF2: 50/50 Qualificação (9º - 12º)
Previsão Final: Top 20
Posição Grupo E: 3º
Edição: EuroUnida
Foto e Vídeo: eurovision.tv
.jpeg)