EuroReview 2023: Croácia

 EuroReview 2023 #31: Croácia - Let 3 - Mama ŠČ!

Foi o país responsável pela única vitória da Jugoslávia, em 1989, com banda Riva, agora a Croácia é independente, e já conta com 29 participações, mas ainda não conseguiu um resultado melhor do que dois quartos lugares, feitos em 1996 e 1999, mas recentemente, o país tem falhando a presença à Final, sobretudo com dois décimos primeiros de seguida, nas ultimas semifinais, em 2021 e 2022. Para a edição de 2023 da Eurovisão, a banda de Rijeka, Let 3, conseguiu numa forma surpreendente a seleção nacional A Dora, com a canção controversa "Mama ŠČ!". Será que banda extravagante pode conseguir uma avaliação surpresa no EuroReview? Vamos pegar nos tratores e andar para análise.  

Com 29 participações como independente, a Croácia já recebeu uma edição da Eurovisão, como parte da Jugoslávia, na sua capital Zagreb, em 1990, graças ao triunfo conquistado, no ano anterior pela banda Riva, a única vitória do país, até à superação, em 1991. A partir de 1993, a Croácia começou a marcar presença na Eurovisão, onde conseguiu os seus melhores resultados, nas suas primeiras participações, com dois quartos lugares, feitos, nas edições de 1996 e de 1999, e depois, os resultados do país baixaram, até a uma série de não qualificações e maus resultados na final, entre 2007 a 2013, o país fez uma paragem de 3 anos, até regressando para a edição de 2016, onde conseguiu duas presenças na final, mas desde de 2018, que o país não fez a qualificação para a final, mesmo que tive perto, nas duas ultimas edições, com dois 11º lugares, na semifinal. Para 2023, a emissora HRT, voltou a realizar a sua tradicional seleção nacional Dora, onde a banda Let 3 conseguiu conquistar por longa margem, a representação croata para Liverpool, com a canção controversa "Mama ŠČ!".. A banda Let 3 irá fechar o alinhamento da primeira metade da primeira semifinal, ao atuar na posição 7, no dia 9 de maio. 

Opinião: Bem a escolha croata para a Eurovisão, é simplesmente irónica, não dizer menos, só bastando olhar para a atuação da banda Let 3 no Dora, uma banda que gosta de arriscar, mas claramente sabem que chegarem a Liverpool, têm de seguir as regras da EBU, mas "Mama ŠČ!", pode ser um tema que aborda um assunto atual, como a relação entre a Rússia e Bielorrússia, onde esteve representada no início, mesmo que o sucesso de "Joker Acts" no passado seja uma boa visão para as suas chances, mas, para mim, nunca irei apegar com o tema, porque encontrou uma certa lacuna nas regras, e claramente que é uma situação não ultrapassada, mas mesmo assim, tem uma apresentação única e atuação nada má de tudo, mas é conteúdo musical que faz, esta previsão mais negativa para a canção, do que era merecido, ao probabilidade de terminar a semifinal, como um não qualificador certo, mesmo que veja o oposto acontecer e depois para final, veremos. Em termos de avaliação, a Croácia apresenta dois parâmetros positivos, com uma nota 7 de apresentação e de 6 na vocalidade da banda, mas pela primeira vez no EuroReview, apresentaram um parâmetro negativo, com uma nota 4 na canção, assim dando à Croácia uma nota final, ainda positiva, de 5.67. 

Crcia - Let 3 - Mama ŠČ! 



Nota: 5.67/10
Previsão SF1: Não qualificação (13º - 15º)
Posição Grupo E:

Edição: EuroUnida
Foto e Vídeo: eurovision.tv

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de Contacto