EuroReview 2023 #16: Moldova - Pasha Parfeni - Soarele si Luna
É um país que sempre aposta diferente, durante as suas 19 participações na Eurovisão, a Moldova tem demonstrado sendo um país que nada é impossível, até mesmo, apostar em artistas repetentes, mesmo quando aposta, numa cara nova, os resultados podem ser positivos, sendo que é um país, com quatro não qualificações, e com resultados, entre o top 15, até atingindo o máximo de um terceiro lugar, feito em 2017. Para 2023, é marcado para mais regresso, desta vez, com Pasha Parfeni, onde marca o seu terceiro envolvimento, na Eurovisão, depois da sua representação, em 2012, onde terminou em 11ºlugar, e fazer a composição da canção de Aliona Moon, onde fez o mesmo resultado, em 2013. Agora para 2023, o representante conseguiu ganhar a final nacional do país, a Etapa Nationala, com o tema "Soarele si Luna". Será que Pasha terá uma boa primeira impressão no EuroReview? Vamos tocar a flauta para descobrir.
Num total de 19 participações na Eurovisão, a Moldova apresenta um registo médio de resultados, dentro das suas 9 participações na Final, dentro do top 15, até obtendo 5 top 10, no processo, sendo que conseguiu o seu melhor classificação, em 2017, ao atingir a 3ª posição, através do Sunstroke Project. No ano passado, na sua terceira participação, a banda Zdob şi Zdub, juntamente com Advahov Brothers, conquistaram um grande 7ºlugar, agora, para 2023, o país voltou a realizar, a sua final nacional, Etapà Nationalà, onde se viu, novamente nomes familiares, sendo que Pasha Parfeni conseguiu, o bilhete para voltar a representar, desta vez, com a canção "Soarele si Luna", onde, para Liverpool, será a 10º a atuar, dentro da primeira semifinal, marcada para o dia 9 de maio.
Opinião: Não necessário, questionar, a escolha de Pasha Parfeni e "Soarele si Luna", porque é uma canção que continua, demonstrar a diversidade musical, que a Moldova tende, a selecionar para a Eurovisão, ao longo do seu histórico, sempre a mudar, a sua escolha musical, nunca se fixar num só estilo musical. Para 2023, pode ser a escolha mais que representa a cultura do país, com uma atuação e vídeo musical, muito folclórico e de encantamento, ao longo da canção, que resulta, numa canção que inspira o lado de demonstração cultural da Eurovisão. Olhando para o tema, é uma das melhores que a Moldova apresentou, para a Eurovisão, pelas razões que foram apresentadas anteriormente, mas também, é o estilo que Pasha tem apresentando recentemente, e com uma experiencia passada, em 2012, sabe com um apresentar uma boa atuação para Liverpool, onde se, pode ver uma atuação semelhante da final nacional. Em termos de prever, os resultados, pode ver uma qualificação segura para a Final, onde com o sistema de 100% televoto, irá beneficiar, as chances de qualificação para a Final, onde na final, poderá fazer o mesmo nível de resultado, igual ou ligeiramente superior, a da sua primeira prestação, em 2012, entre o top 10 a top 15. Em termos de revisão avaliativa, a Moldova, consegue, as suas melhores notas, no histórico do EuroReview, com um 9 pela canção, um 8.5 pela apresentação e 8.2 pela voz, conseguindo uma média e nota final de 8.57.
Moldávia - Pasha Parfeni - Soarele si Luna
Nota: 8.57/10
Previsão SF1: Qualificação (4º - 7º)
Previsão Final: Top 10 - Top 15
Posição Grupo C: 1º
Edição: EuroUnida
Foto e Vídeo: eurovision.tv
.jpeg)