EuroReview 2023: Áustria

EuroReview 2023 #15: Áustria - Teya & Salena - Who The Hell Is Edgar? 

Com um espaço de 48 anos, entre a sua primeira vitória e a segunda, feitas nas edições de 1966, com Udo Jurgens e, em 2014 com legendária Conchita Wurst. Nas ultimas edições, a Áustria tem tido resultados muito inconsistentes, com 3 finais seguidas e 3 não qualificações, nas ultimas 6 edições. Para 2023, a emissora ORF, selecionou a dupla Teya & Salena, onde irão atuar a canção muito criativa de "Who The Hell Is Edgar?", para Liverpool. Será que uma canção desafiadora para encantar o espirito de um boa avaliação? Vamos escrever na máquina magica e descobrir. 

A Áustria apresenta duas vitórias, ao longo das suas 56 presenças na Eurovisão, sendo que defende o recorde, com o mais tempo de espera, entre a sua primeira vitória, conseguida em 1966, pelo repetente Udo Jurgens, a sua segunda vitória. 48 anos depois, em 2014, com histórica Conchita Wurst. Nas ultimas edições, após de 2ª vitória, o país tem apresentado resultados, muito inconsistentes, com um ultimo lugar na edição de casa, em 2015, depois duas edições, a rondar o top 15, e depois um surpreendente 3º, em 2018, e depois uma fase de 3 não qualificações para a final, nas ultimas três edições. Para 2023, o país espera regressar à Final, com a escolha da dupla Teya & Salena, onde já tentaram representar o país, no passado, ou até mesmo, participar em outras finais nacionais, como foi o caso de Teya, ao tentar a seleção da Sérvia, em 2020. Para a sua colaboração coletiva para a Eurovisão, as duas cantoras, vão apresentar para Liverpool, um tema critico "Who The Hell Is Edgar?", onde questiona o atual ambiente na indústria musica, sobretudo para o lado feminino. A dupla irá atuar, na segunda semifinal, na posição nº13 de atuações, no dia 11 de maio. 

Opinião: Bem, nunca se previa, uma canção autocritica na Eurovisão, mas a dupla Teya & Salena apresentam, uma grande coragem para enviar um tema, onde a letra aborda um topico muito sério, mas onde o instrumental é completo aposto, ao cativar a audiência, a repetir o refrão por muito tempo, mesmo que possa ter, aquele charme dos antigos joker acts, na era de 2000 do concurso, onde eram mais predominantes, até mesmo tendo presença na final. Para "Who The Hell Is Edgar?", pode ser uma das melhores canções de humor da Eurovisão, mesmo que toque um assunto muito importante, na letra, mas é aquela canção que faz um efeito automático de apelar a participação do público, ao longo da sua duração, onde os vozes das duas representantes, são muito bem executadas ao longo da mesma, também, mesmo que não possa ser o estilo musical que não sejam acostumadas a interpretar. Claramente, que as previsões são orientadoras, pela sua posição nas odds, onde facilmente, se pode ver esta canção a qualificar-se para a Final, se tudo resultar na grande palco da Eurovisão, até com possibilidades de ficar nas três primeiras posições, na segunda semifinal. Olhando para a Final, é um tema, em que o público irá beneficiar, sendo que o júri pode ser o fator que irá ditar, se canção tem o potencial de top 10, onde posteriormente que previa-se, mas, pode-se verificar esta canção, no top 15, na mínima segurança. Em termos de avaliação, a Áustria pode ficar muito satisfeita, com notas de 8, pelas vozes da dupla, um 8.2, pela sua apresentação no vídeo e um 8.5 pelo seu conteúdo critico na canção, fazendo assim uma nota final de 8.23. 

Áustria  - Teya & Salena - Who The Hell Is Edgar? 


Nota: 8.23/10
Previsão SF2: Qualificação (Top 3 - Top 5)
Previsão F: Top 10 - Top 15
Posição Grupo C:

Edição: EuroUnida
Multimédia (Foto e Imagem): eurovision.tv

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de Contacto