EuroReview 2023: Malta

 EuroReview 2023 #28: Malta - The Busker - Dance (Our Own Party)


É segundo país mais pequeno, a participar na Eurovisão, mesmo que fez a sua estreia, em 1971, mas só conta com 36 participações, Malta tem no seu registo, dois segundos lugares com o seu melhores, feitos em 2002 e 2005. Nos últimas edições, a Malta tem apresentado, resultados de altos e baixos, entre o máximo de 7ºlugar, de 2021, até dois lugares de menores, de dois 16º lugares na semifinais. Para 2023, a banda The Busker, conseguiram atravessar a longa jornada do MESC, para conquistar o seu lugar para a Eurovisão, com uma das canções mais divertidas do ano "Dance (Our Own Party)". Será que Malta tem o potencial de equilibrar a balança de resultados malteses? Vamos observar!

Para ser um dos países mais pequenos da Eurovisão, fazendo a sua estreia, em 1971, onde se conseguiu aguentar por mais 2 edições (1972 e 1975), até regressando com resultados mais positivos, em 1992, onde até 1999, esteve sempre presente no top 10, até ficando perto de vencer, na edição de 1998, com Chiara, mas terminando em 3º, após de uma votações mais próximas de sempre. Mas esses dois terceiros lugares, feitos nos anos 90, foram melhorados, com dois segundos lugares, na primeira metade dos 2000, nas edições de 2002 e 2005, sobre as representações de Ira Losco e Chiara (2ª participação) respetivamente. Nos últimos anos, Malta tem sido um país muito inconsistente, em termos de resultados, desde de resultados de primeira metade da tabela até aos últimos lugares da semifinal, com um melhor resultado, desde 2013, de um 7º lugar, feito em 2021. Para edição de 2023, a emissora TVM voltou a realizar a sua final nacional, a MESC, sendo que este ano, foi a mais longa final nacional, juntamente com a Lituânia, com a realização de 3 quartas-de-final, uma semifinal e uma final, onde 40 canções arriscam a sua sorte, mas no final, feita no 11 de fevereiro, a banda de indie-pop, The Busker conseguiram vencer a competição com "Dance (Our Own Party). Para Liverpool, a banda terá a tarefa difícil de conseguir a qualificação à final, a partir da posição de atuação numero 2, na primeira semifinal, agendada para o dia 9 de maio.

Opinião: Uma canção que explora um assunto com ansiedade social, num tom muito divertido, mas será que foi a melhor escolha que a Malta fez, claramente que não, mas foi a mais segura para o regresso do sistema de 100% televoto, para as semifinais, mas para uma semifinal muito competitiva, como é a primeira semifinal, e atuando numa posição 2, onde historicamente é muito agradável de atuar, sobretudo em semifinais, mesmo que uma alteração ao "Dance (Our Own Party)", os The Busker têm de apresentar uma grande atuação, se quiserem atingir uma qualificação surpresa, mas neste momento está muito complicado para conquistar, mesmo que possa terminar nos lugares limite da não qualificação, de 11º e de 12º. Em termos da sua avaliação, não das piores do lote da primeira semifinal, até apresentando consistência, nas suas avaliações, com um 7 na voz, a mais baixa, mas subindo para um 7.5 na apresentação e a melhor avaliação de 7.7 pela canção apresentada, assim dando, uma nota final média de 7.4.  

Malta - The Busker - Dance (Our Own Party)


Nota: 7.40/10
Previsão SF1: Não Qualificação Limite (11º - 13º)
Posição Grupo E: 5º/6

Edição: EuroUnida
Foto e Vídeo: eurovision.tv

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de Contacto