EuroReview 2023 #27: Eslovénia - Joker Out - Carpe Diem
Fazendo a sua estreia independente, em 1993, a Eslovénia, ainda não conseguiu atingir, uma classificação de top 5, durante o seu currículo, atingindo o seu máximo, em duas edições, em 1995 e 2001, com um sétimo lugar. Nas ultimas edições, a Eslovénia tem sido, um país inconsistente, variando entre o top 15 da Final até ao últimos lugares da semifinal. Para a edição de 2023, a emissora RTVSLO, deixou a sua final nacional, a EMA, para selecionar internamente, a banda Joker Out, para representar o país, e depois que apresentaram o tema "Carpe Diem". Será que a seleção interna de Joker Out, irá dar um resultado para a Eslovénia? Vamos aproveitar o EuroReview.
Fez a sua estreia, com país independente, em 1993, mesmo que já tenha o currículo passado da Jugoslávia, onde nossa altura, em 1988, na sua capital Ljubljana decidiu a vitória da Suiça por um ponto, sobre o Reino Unido, mas como país solo, a Eslovénia tem sido um país muito inconsistente em termos de resultados, só conseguindo, até ao momento, sua melhor classificação de dois sétimos lugares, feito nas edições de 1995 e de 2001, mesmo que tinha não somando vitórias na Eurovisão, o país tem demonstrado força, em outras composições familiares , com um resultado melhor de 3º lugar na versão júnior, em 2015 e até conquistando uma vitória da Eurovisão dos Coros do Ano, em 2017. Para 2023, o país descartou a sua final nacional EMA, onde os atuais selecionados internamente, a banda Joker Out, pretenderam em inscrever-se, onde revelaram a sua canção "Carpe Diem" ao vivo, juntamente com o videoclip, no dia 4 de fevereiro. A banda está no lote de 16 países participantes, na segunda semifinal, no dia 11 de maio, onde será a 10ª atuar.
Opinião: Uma das melhores seleções recentes da Eslovénia, durante os últimos anos, claramente que Joker Out demonstram uma motivação de representar o seu país, este ano, mesmo que tivessem de ultrapassar o EMA, para conseguir a representação. Tomando inspirações musicais, às bandas de indie rock, mais famosas, claramente o estilo da banda eslovena é único, e "Carpe Dien" é uma demonstração do mesmo, com uma boa demonstração da banda, arriscando ao enviar o tema completamente em esloveno, onde resulta na canção, e que banda é um elemento chave para a atuação, com foi demonstrado na sua apresentação na RTVSLO, em fevereiro. Dentro do lote da segunda semifinal, é claramente uma canção de destaque, onde claramente , onde irá agradar o público, com uma simples e boa apresentação no palco da Eurovisão, na sua semifinal, até mesmo apresentar potencial de ficar no top 3 da mesma, assim ditando uma qualificação certa para Final, onde a banda pode-se aproximar do melhor resultado do país, até mesmo, com uma menor possibilidade de alcançar o top 5, se os jurados e publico demonstrar um belo apoio, na votação, mas pelo menos, um resultado de primeira metade seria bom, para a qualidade que Eslovénia apresenta. Para a sua avaliação, a Eslovénia apresenta boas avaliações, com um 8 na sua apresentação, um 8.5 pela canção e finalmente um 8.25 pela vocalidade, dando uma nota final de 8.25.
Eslovénia - Joker Out - Carpe Diem
Nota: 8.25/10
Previsão SF2: Qualificação (Top 3 - Top 5)
Previsão Final: Top 10 - Top 15
Posição Grupo E: 2º
Edição: EuroUnida
Foto e Vídeo: eurovision.tv
.jpeg)