EuroReview 2023 #22: Letónia - Sudden Lights - Aijā
Fazendo a sua estreia, com um terceiro lugar, em 2000, e dois anos depois, conquistando a sua primeira vitória na Eurovisão, fazendo uma forte história inicial, conseguindo mais uma posição de top 5, em 2005, mas depois, a Letónia tem sido um dos países mais azarados, nas semifinais, só com 2 presenças na final, entre 2009 até 2022, até mesmo, em algumas terminando, a semifinal, nos últimos lugares. A banda Sudden Lights, esperam quebrar a maldição do país, e conseguir, marcar presença na final, pela primeira vez, em 7 anos, com o tema "Aijā". Será a Letónia terá potencial de conquistar uma boa avaliação no EuroReview? Vamos abrir os olhos e fazer o teste.
A Letónia fez a sua estreia, na edição de 2000 da Eurovisão, com um dos melhores resultados para um país estreante, com um terceiro lugar, através de "My Star" , da banda Brainstorm, e duas edições depois, em Tallin, conseguiu o seu primeiro trunfo no concurso, com "I Wanna", de Maria N, nos anos seguintes, fez mais um top 5, em 2005. Em anos recentes, o país báltico, tem sido apresentado, um dos países com azar, nas semifinais, com apenas 2 presenças na final, desde de 2009, até ficando, em certas ocasiões, ficando no ultimo lugar. Para a edição de 2023, a emissora LTV, voltou a realizar, a sua final nacional, Supernova, para escolher o seu representante, onde os Sudden Lights conseguiu conquistar, com a canção "Aijā", onde irá participar na primeira semifinal, no dia 9 de maio, onde será quarta a atuar.
Opinião: A Letónia tem sido um país que tem enviado, escolhas muito interessantes, apresentando diversos géneros, nas ultimas edições, mas existe diversos fatores, que impedem que o país consiga sucesso nas semifinais. A seleção de Sudden Lights e de "Aijā" é uma das melhores seleções que a Letónia apresentou nos últimos anos, desde de 2016, sendo que é um tema muito sobrevalorizada pela comunidade, mas tem uma apresentação única, dentro do lote de 37 canções, e também do conjunto da primeira semifinal, com um significado que estamos a assistir aos eventos mais escuros na nossa vida, e que não podemos ser indiferentes em relação ao mal, obviamente, tocando um grande abordagem e uma grande adição do letão à canção, dá um toque de autenticação ao tema, e que a sua apresentação é muito simples e minimalista que resulta com a canção e com uma boa atuação do vocalista Andrejs, é muito consistente e segura. Olhando para as suas possibilidades para Eurovisão, são muito positivas, mesmo que estando numa primeira semifinal muito difícil, tem chances de fazer um resultado surpreendente, porque é o único tema do seu estilo, e onde pode ser valorizada para alguns conjuntos do público, podendo ajudar conseguir uma qualificação surpresa, nos lugares limite no top 10, se o atingir, pode fazer um belo resultado na final, até podendo, atingir o resultado da primeira metade da tabela, onde que será um grande impulso para a Letónia. Olhando para a sua avaliação, apresenta notas muito positivas, com 8.25 na apresentação, 8.5 pela musica e um 8 pela voz, dando uma nota final de 8.25.
Letónia - Sudden Lights - Aijā
Nota: 8.25/10
Previsão SF1: Qualificação limite (8º - 10º)
Previsão Final: Top 15
Posição Grupo D: 1º
Edição: EuroUnida
Foto e Vídeo: eurovision.tv
.jpeg)