EuroReview #21: Itália - Marco Mengoni - Due Vite
É o país que deu o conceito de Eurovisão, através do SanRemo, um dos treze originais, com 3 vitórias no seu currículo, mesmo que uma pausa longa, entre 1997 a 2010, mas desde do regresso em 2011, a Itália tem-se afirmado, como o melhor do conjunto dos Big 5, com sete presenças nos dez primeiros lugares e conseguindo o terceiro triunfo, através dos Måneskin, em 2021. Agora para 2023, uma cara familiar regressa à Eurovisão, dez anos, através da vitória de Marco Mengoni, na edição 73 do Festival de Sanremo, com tema "Due Vite". Foi 7º, em 2013, será que conseguirá igual o mesmo nível de resultado, em Liverpool, dez anos depois? Vamos ao EuroReview italiano.
Não preciso dar uma clara apresentação à Itália, um dos originais países participantes, o país que deu o conceito inicial da Eurovisão, através do Festival de Sanremo, criado em 1951, e com 3 vitórias e currículo de resultados muito fortes, de presenças quase marcadas, no top 10, desde do seu regresso, em 2011, com sete, até mesmo somando a sua 3ª vitória, na edição de 2021, em Roterdão, com a banda Måneskin, onde veio a dar nova vida ao concurso. Na edição que receberam, em Turim, no ano passado, a dupla de Mahmood e Blanco, fizeram um respeitável sexto lugar. Para 2023, mais longa maratona de Sanremo voltou a ser palco da escolha italiana para Eurovisão, onde, após 5 longas galas, a sorte caiu para Marco Mengoni e o tema "Due Vite", onde marcará um regresso ao cantor, ao concurso, após de ter representado o país, na edição de 2013, em Malmo, onde ficou na 7ª posição. Para Liverpool 2023, a Itália, já tem o seu lugar assegurado na Final, marcada para 13 de maio.
Opinião: Claramente é uma mais canção de alta qualidade, que a Itália novamente apresenta para Eurovisão, e que apresenta uma grande composição musical, e "Due Vite" não é exceção à lista, mesmo que seja tradicional balada italiana, mesmo que não tenha, uma grande aparecimento, nos últimos anos, com a Itália, tem vindo a desviar-se do gênero, até o seu regresso, no ano passado. O regresso de Marco Mengoni é claramente uma boa seleção, mesmo que o Sanremo contem sempre uma grande variedade de canções para escolher, e "Due Vite" é uma belíssima canção, onde é bem interpretada vocalmente pelo cantor, mas em comparação com "L'essenziale", é um tema mais pessoal e intimista, e que sua apresentação será novamente muito simplista, no palco da Eurovisão, onde claramente terá uma boa avaliação, por parte do jurados, onde é um parâmetro que o país consegue impor-se, com a canção apresentada, e pelo televoto, poderá ser ultrapassada por outras canções mais apelativas, mesmo assim, a Itália poderá continuar o seu ritmo de top 10, mesmo que seja na segunda metade. Em termos de avaliação, a Itália vez um pequeno decréscimo, em relação, a anos anteriores, com uma nota de apresentação de 7.5. a canção tem a sua melhor avaliação, com 8.5, e, finalmente a avaliação vocal de Marco é 8.25, assim, dando uma nota média final de 8.08.
Itália - Marco Mengoni - Due Vite
Nota: 8.08/10
Previsão Final: Top 10
Posição Grupo C: 2º
Edição: EuroUnida
Foto e Vídeo: eurovision.tv
.png)