EuroReview 2023: Finlândia

 EuroReview 2023 #26: Finlândia - Käärijä - Cha Cha Cha

Fazendo a sua estreia, em 1961, a Finlândia teve que esperar, muito tempo, para atingir a sua primeira vitória, na edição de 2006, em Atenas, com os Lordi e "Hard Rock Hallelujah". Nas ultimas edições, o país veio ao elemento que trouxe, o seu maior sucesso, com duas passagens na final, e um regresso ao top 10, em 2021, pela primeira vez desde a sua vitória. Para 2023, a Finlândia está na lista de favoritos para alcançar a vitória, em Liverpool, com a vitória do UMK e respetiva escolha de longa margem de Käärijä e "Cha Cha Cha".  Será que tema fora do baralho consegue chegar a um nível alto do EuroReview? A Finlândia está entrar em ação, e pronta para atacar os lugares de topo.

 Ao longo das suas 57 participações, a Finlândia, teve que esperar, muito tempo, para a conseguir a primeira vitória, na edição de 2006, com os Lordi e "Hard Rock Halleluijah", sendo a primeira canção de metal e de rock a vencer a Eurovisão, e onde foi celebrada com uma grande infusão na capital de Helsínquia. Mas, depois da vitória, a Finlândia tem apresentado resultados mistos, entre presenças na final, com resultados entre o top 15 e top 20 e não qualificações, até tendo 3 edições sem conseguir a passagem na Final, só regressando, ao top 10, na edição de 2021, onde ficou na 6ªposição, com a sua melhor pontuação de sempre, através dos Blind Channel. Depois de um resultado fora das expetativas, do ano passado, com a representação dos The Rasmus, de 21º lugar, para a edição de 2023, a emissora YLE voltou a realizar a sua final nacional, a Uunder Musiilkin Kilpailu (UMK) para eleger o seu representante, onde contou com 7 temas de elevada qualidade, mas no final de contas, foi Käärijä e a sua apresentação caótica do seu tema "Cha Cha Cha", que conseguiu por longa margem a vitória e o bilhete para a Eurovisão, onde na primeira semifinal, será ultima atuação dentro dos 15 países participantes, no dia 9 de maio. 

Opinião: É uma renovada Finlândia, após de apresentar uma das melhores finais nacionais da temporada, com UMK, parece que a escolha de Käärijä foi sempre a mais acertada, mesmo que o conjunto de finalista, tenha sempre, potencial de representar o país nórdico, mas com o tema super inovador e com uma apresentação caótica de "Cha Cha Cha", elevaram a Finlândia para ser um potenciais vencedores na Eurovisão, em Liverpool, mesmo que faça na divisão de opiniões, dentro da comunidade, mas claramente o potencial, está visível, sobretudo na sua apresentação em palco e sendo uma canção nunca antes vista na Eurovisão, com a fusão de rap e eletrônica, onde irá satisfazer o publico para conseguir uma clara presença na Final, onde claramente irá depender da avaliação do júri para tentar chegar, a posição de lutar pelo triunfo, mesmo que possa ficar, dentro dos 5 primeiros lugares, com uma espetada elevada pontuação do televoto. Olhando para a avaliação, claramente a apresentação é nota mais elevada, com um 9, sendo com a musica é a mais baixa, com um 8, mas com nível intermédio na voz, com uma nota de 8,4, assim dando uma nota final média de 8.47. 

Finlândia - Käärijä - Cha Cha Cha



Nota: 8.47/10
Previsão SF1: Qualificação (1º - 3º)
Previsão F: Top 5 (máx.) - Top 10 (min.)
Posição Grupo E:

Edição: EuroUnida
Foto e Vídeo: eurovision.tv

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de Contacto