EuroReview 2023 #6: Suiça - Remo Forrer - Watergun
Um dos países que competiu na primeira edição da Eurovisão, a Suiça marca mais uma presença, sendo um países que participou em mais edições do Festival, e, recentemente tem voltado a apresentar, no seu melhor, após de época de azares, no início da era das semifinais, com 3 apuramentos consecutivos à Final, incluído dois classificações de top 5, em 2019 e 2021, no ano passado, foi uma das surpresas do ano. Será que Remo Forrer, irá lançar outra surpresa helvética para 2023? O EuroReview vai dar a sua conta!
Foram os primeiros a receber e a vencer a Eurovisão, em 1956, e onde soma, um total de 65 participações no concurso e somando duas vitórias, na primeira edição e mais tarde, com nome de Celine Dion, em 1988. Na era das semifinais, a Suiça tem atravessado muitas dificuldades, se qualificar para a Grande Final, com 5 passagens diretas a partir delas, sendo conseguindo 3 de seguida, nos últimos anos, onde conseguiu dois top 5, no processo, com um 4º em 2019 e um 3º em 2021, no ano passado, Marius Bear foi uma das surpresas de Turim, conseguindo a passagem à Final, onde irá considerado que era um dos eliminados da primeira semifinal, mas no final, conseguiu um 19º lugar, obtendo os seus pontos a partir do júri. Para 2023, a Suiça volta, a escolher internamente o seu participante, e escolheu, o jovem Remo Forrer para ser o represente, em Liverpool, o cantor irá trazer mais registo de balada para o país, com "Watergun", onde irá abrir a segunda parte da primeira semifinal, ao atuar na posição 8, no dia 9 de maio.
Opinião: A Suiça continua apostar em poderosas baladas para Eurovisão, e Watergun não é a exceção ao tópico, trazendo uma mensagem forte de paz, e refletindo no grande tópico de conflitos, onde estão sempre presentes no nosso quotidiano, e pode transmitir uma mensagem muito forte, no grande palco, em Liverpool, claramente estar na lista de canções que poderia necessitar do júri, mas dentro do lote de canções da primeira semifinal, não apresenta uma grande rivalidade em termos de gênero musical, assim dando uma boa chance de passar à Final, mas não será fácil de chegar, onde podendo ficar nas posições de limite de qualificação, onde Marius Bear ficou. Em termos de Grande Final, pode ficar bem classificado no júri, mas depois o público pode o baixar na classificação, assim ditando um resultado perto de top 15. Para os níveis de avaliação, apresenta uma avaliação consistente dos três parâmetros, com um 8 pelo visual do videoclipe, mas subindo para 8.2 na musicalidade e 8.5 para demonstração vocal de Remo, dando uma nota final de 8.23 em 10.
Suiça - Remo Forrer - Watergun
Nota: 8.23/10
Previsão SF: Limite de Q/NQ (8º - 12º)
Previsão F: Top 15 - Top 20
Posição Grupo A: 2º
Edição: EuroUnida
Foto e Vídeo: Eurovision.tv
.jpeg)