EuroReview 2024 - Grupo D - 2 Albânia

 EuroReview 2024: Albânia - BESA - Titan


Fazendo a sua estreia em 2004, na edição introdutória às semifinais atuais, e fazendo um seus melhores resultados com um 7º lugar, Albânia começou no pé certo sua jornada pela Eurovisão, onde conta com 20 anos de participação. Nos últimos anos, a Albânia tem conseguido alguma consistência nas suas presenças na Final, só falhando uma vez, desde de 2018, e sempre através das canções em albanês. Em 2023, a Albânia conseguiu um respeitável 22ºlugar, através da Albina & Familja Kelmendi e "Duje". Para a edição de 2024, o público albanês decidiu pelo segundo ano de seguida, o seu representante para a Eurovisão, onde surgiu a escolha de BESA e o seu tema original "Zemrën n’dorë", em dezembro, onde mais tarde, a representante revelou a modificação para o concurso, desta vez para a versão inglesa, sob o titulo de "Titan". Será que BESA será a uma titã, e levar a Albânia para a Final? 

Com uma tradição de ser, um dos primeiros países a decidir o seu representante para a Eurovisão, a Albânia irá celebrar o 20ºaniversário no concurso, fazendo a sua estreia na edição de 2004. A emissora RTSH voltou a realizar, o tradicional Festivali in Kenges, antes da semana de natal, em dezembro, onde pelo segundo ano consecutivo, o público voltou a escolher o representante do país para a Eurovisão. Em 2023, a Albânia fui um dos países surpresa, ao conseguir a sua qualificação para a Final, através da Albina & Familja Kelmendi e com o tema "Duje", onde terminaram no 22ºlugar. Para 2024, o público albanês selecionaram a cantora BESA como representante no FiK, através da sua canção "Zemrën n’dorë", onde mais tarde, foi modificada para uma versão em inglês para a Eurovisão, com o titulo de "Titan", onde irá ser 2ª canção a ser atuada na segunda semifinal, no dia 9 de maio. 

Opinião: A canção da Albânia para a edição de 2024, é uma das mais interessantes de ouvir, ao ser uma canção que mistura pop com um R&B mais eletrônico e é apresentando num vídeo, que transmite a mensagem da canção sobre a nossa autodeterminação. Mesmo que houvesse, algum receio sobre a mudança da canção original do FiK, "Zemrën n’dorë", para esta versão de "Titan", mas as duas versões são muito bem estruturadas na sua instrumentação. mesmo com mais elementos de R&B da versão para a Eurovisão, é um tema que necessita ser mais ouvido para ser perfeitamente apreciada, e depois da algumas audições, tornou-se numa canção muito crescente, dentro do lote das 37 canções em concurso em Malmo, onde o ponto alto da canção, sendo a consistência forte na voz de BESA, ao longo da sua duração. Em termos de previsão para a Eurovisão, ao mesmo, se apresentar na posição número da segunda semifinal, a Albânia apresenta boas oportunidades de chegar à final, se canção for bem apresentada no palco, e conter um bom contingente de votos, ao longo da mesma, assim dar uma qualificação, dentro dos lugares limites, entre o 8º ao 10º lugar, em caso de apuramento para a Final, "Titan" poderá fechar, em lugares perto de top 15. Em termos de avaliação, a Albânia consegue bons níveis de notas, ao longo dos 3 parâmetros chave, ao conseguir um 8.05 pela apresentação visual, um 7.95 na música e ao fechar com um 8.30 na vocalidade, assim concluindo com uma nota média final de 8.10. 

Albânia - BESA - Titan 


Nota: 8.10/10
Previsão SF2: Qualificação limite (8º - 10º)
Previsão Final: Top 15 - Top 20
Posição Grupo B: 3º

Edição: EuroUnida
Foto e Vídeo: eurovision.tv



Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de Contacto