EuroReview 2024 - Grupo C - 4 Dinamarca

 EuroReview 2024: Dinamarca - Saba - Sand


A Dinamarca foi o primeiro país da região da Escandinávia, a estrear-se na Eurovisão e também a vencer, em 1963, e depois vencendo mais duas edições, em 2000 e última edição realizada em Malmo, em 2013. Atualmente, está a atravessar no seu pior período na era das semifinais, com 3 eliminações consecutivas, incluindo a edição de 2023, após o 14º lugar de Reiley, na segunda semifinal. Para 2024, a emissora DR tentou renovar a sua final nacional, o Dansk Melodi Grand Prix, onde a cantora Saba e tema "Sand" saiu como a grande vencedora, e assim ser a nova representante dinamarquesa para a Eurovisão. Será que no mesmo lugar da sua vitória na ESC, a Dinamarca irá fechar o seu ciclo negativo de eliminações ou será o contrário?

Derem a entrada da região da Escandinávia para a Eurovisão e conseguiram a sua primeira vitória, em 1963, ao longo das suas 53 participações, a Dinamarca apresentou um currículo respeitável, ao adicionar mais 2 vitórias, na viragem do milénio, nas edições de 2000 e de 2013, e continuando um percurso muito sólido no inicio da período das semifinais, com apenas 2 eliminações, entre os anos de 2004 a 2014, mas o início da década de 2020, tem sido muito negativo, com 3 eliminações consecutivas nas semifinais, incluído a 14ª lugar na segunda semifinal em 2023, através de Reiley. Para 2024, a emissora DR teve mudar a estratégia para a sua final nacional, o clássico Dansk Melodi Grand Prix, para escolher o seu representante para Malmo, onde acabou por sair para mãos de Saba e o seu tema "Sand", após da Super Final. A Dinamarca irá voltar a participar na segunda semifinal, onde Saba irá atuar na posição número 7, no dia 9 de maio. 

Opinião: A Dinamarca quer, na edição 2024, dar um pontapé na sua crise de resultados na Eurovisão, e poderá vir a fazer-lo, com a escolha de Saba e o tema "Sand" como seus representantes. A canção dinamarquesa de 2024, é uma boa melhoria, em relação ao tema de 2023, ao sendo uma das poucas baladas pop em participação na Eurovisão, e com uma boa apresentação no DMGP. A canção "Sand" é uma canção que a voz Saba é o grande destaque, mas sem desviado na sua sólida composição e instrumental com toques de EDM, onde é um estilo que a região escandinava normalmente apresenta nos seus temas. Em termos de possibilidades para a segunda semifinal, a Dinamarca terá as suas chances de qualificação, mas terá dificuldades, ao atuar, entre a canção muito eletrônica da Áustria e a etnicidade cultural da Arménia, assim dar um previsão de 50/50 no momento, com uma viragem de eliminação, em caso de um apuramento, o país poderá chegar a um top 15, através de um resultado mais favorável do júri. Na sua avaliação, a canção dinamarquesa consegue boas avaliações, sendo no parâmetro da voz é a melhor, com uma nota de 8.35, nas restantes partes, obteve 8.25 pela música e um 8 pela apresentação, dando a uma avaliação final de 8.20. 

Dinamarca - Saba - Sand


Nota: 8.20/10
Previsão SF2: 50/50 (8º - 12º)
Previsão Final: Top 15 - Top 20
Posição Grupo D: 5º/6

Edição: EuroUnida
Foto e Vídeo: eurovision.tv 

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de Contacto