EuroReview 2024: Irlanda - Bambie Thug - Doomsday Blue
Durante 17 anos, a Irlanda tinha o maior número de vitórias na Eurovisão, com 7, mas, na edição de 2023, esse número foi igualado com a Suécia. Longe dos sucessos dos anos 90, a Irlanda tem passado por muitas dificuldades, em anos recentes, só com uma presença na Final, em 10 anos. Para 2024, a artista com inspirações mais góticas, Bambie Thug quer reverter a maldição irlandesa e voltar apresentar a bandeira na Final, com o tema "Doomsday Blue". Será que a aposta mais arriscada irá trazer sucesso à antiga glória da Eurovisão?
Com 58 participações no seu currículo, a Irlanda foi, durante muito tempo, o país participante com o maior número de vitórias na Eurovisão, com um total de 7, sendo 4 dessas feitas, durante a sua década dourada de 1990, sobretudo entre os anos de 1992 a 1997. Em anos mais recentes, a Irlanda tem perdido a sua força e enfrentado a sua pior fase no concurso de sempre, só manifestando uma presença na Final, nas últimas 10 edições da Eurovisão, incluído a passada edição de 2023, onde a banda Wild Youth não conseguir chegar, apenas ficando em 12ºlugar na primeira semifinal. Para edição de Malmo, em 2024, a Irlanda voltou a arriscar na realização do EuroSong, a sua seleção nacional, onde 6 artistas tentaram assegurar a representação da Irlanda na Eurovisão, mas, com uma clara decisão inânime, a artista não binária e autoproclamada "bruxa" Bambie Thug conseguiu vencer a seleção, com o seu tema "Doomsday Blue", onde irá ser quarta participante a atuar na primeira semifinal, no dia 7 de maio.
Opinião: Não existe certezas, que a Irlanda tinha de apresentar um certo nível de risco para a Eurovisão para contornar a sua má sorte atual, e a seleção de Bambie Thug e "Doomsday Blue" parece ser um positivo primeiro passo, mesmo que não tinha sido, uma das minhas primeiras opções dentro do lote do EuroSong, mas a canção conseguiu o seu impacto graças ao seu impacto visual e artístico da Bambie, sendo muito interligado com um estilo muito gótico da canção e da artista para uma canção que não é bem estruturado em termos de letra ou identificação musical de referencia. Para a perspetiva em Malmo, a canção apresenta um grande risco de estar num lote muito aberto e competitivo da primeira semifinal, sobretudo na primeira metade e com ordem de atuação pouco favorável, atuando entre as canções com mais favoritismo, da Lituânia e da Ucrânia, mas se atuação em palco for semelhante ou mais impactante em relação com estilo da canção, a Irlanda poderá ter chances de qualificação para a Final, onde não atingirá um resultado fora das 5 últimas posições. Em termos de avaliação, o tema da Irlanda consegue uma das melhores avaliações na parte do visual, com uma nota de 8.65, mas apresentando um oposto na parte da música em si, com uma nota 6.95, em termos da vocalidade da Bambie, consegue uma nota de 7.5, assim conseguindo uma avaliação final de 7.70.
Irlanda - Bambie Thug - Doomsday Blue
Nota: 7.70/10
Previsão SF1: 50/50 (8º - 13º)
Previsão Final: Bottom 5 (21º - 26º)
Posição Grupo B: 5º/6
Edição: EuroUnida
Imagem e Vídeo: eurovision.tv
