EuroReview 2023: Albânia

 EuroReview #10: Albânia - Albina & Familja Kelmendi - Duje

Fez a sua estreia na Eurovisão, em 2004, a primeira edição, da era das semifinais, onde conseguiu um excelente 7º lugar na final, mas depois, a sorte da Albânia tem sido inconsistente, com a tendencia de mudar as suas canções, sobretudo no tom linguístico. Mas em anos recentes, com a exceção do ano passado, o país tem sido mantido o ritmo mais consistente, com presenças na Final, mesmo que fique nos lugares limites de qualificação. Para 2023, o país surpreendeu com uma remodelação ao método de escolha para a ESC, dando uma voz ao seu público para decidir o seu representante, sendo que Albina & Familja Kelmendi e "Duje" conseguiram o lugar cativo para Liverpool. Será que uma canção familiar terá uma boa apresentação no EuroReview? Bem, vamos ver! 

Normalmente, a Albânia é sempre o primeiro país a selecionar a sua canção para Eurovisão, mas este ano, foram os segundos, com um modelo diferente de escolha, deixando de ser o vencedor da sua final nacional, Festivali in Kenges, onde decido pelo um júri. A RTSH , a sua canção seja escolhida pelo público albanês, sendo a primeira vez, que emissora decidiu optar por esse método, mesmo que não interferiu com os resultados do festival, onde acabou por ganho por Elsa Lila, com o tema "Evita", mas o bilhete para Eurovisão, acabou por atribuído à canção "Duje", de Albina & Familja Kelmendi, que tinha obtido o 2ºlugar no próprio evento. O grupo familiar quer trazer de volta, a Albânia para Final, depois de atuação além do previsto, em 2022, com Ronela Hajati, onde ficou no 12º lugar, na primeira semifinal, em Turim. 

Opinião: A canção de Albânia é uma canção, que nos conta, uma história de um drama familiar, levando às memorias do passado, quando a família estava toda junta, mas, ao longo tempo, a família toda vai para as suas direções, até tudo voltar, ao que era de antes, como é demonstrado no vídeo da música, que demonstra bem o sentido da canção e a quem quer se dirigir. Pelo menos, a canção tem o valor muito emocional, mas para lado mais competitivo da Eurovisão, não apresenta um grande destaque, dentro do lote de 37, sobretudo que se retrata, numa canção que foi lançada muito cedo, e normalmente, perderá a sua força, ao longo do tempo. Dando um sincera opinião, é uma canção muito bem elaborada e apresentada pelo grupo, onde o grande foco, é na Albina, a líder da canção, mas tudo grupo tem uma grande apresentação vocal ao vivo e bela estruturação instrumental, sobretudo mais impactante na nova versão do tema. Em termos de previsão e chances para a Albânia, para Liverpool, não muito amimadoras, sobretudo, sido situada, na ordem da segunda semifinal, entre a Áustria e a Lituânia, na posição 14. Irá apresentar dificuldades de se qualificar para a Final, prevendo que possa situa-se as ultimas posições na semifinal. Em termos de avaliação, a canção tem, visto a previsões, uma boa avaliação, obtendo um 7.7 pela sua visualização, um 8.2 pelo tema e finalmente o grupo consegue obter um 8 pelas vozes, assim conseguindo uma nota média de 7.97. 

Albânia - Albina & Familja Kelmendi - Duje 


Nota: 7.97/10
Previsão SF2: Não Qualificação (11º - 16º)
Posição Grupo B:

Edição: EuroUnida
Foto e Vídeo: eurovision.tv



Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de Contacto