EuroReview 2024: Noruega - Gåte - Ulveham
A Noruega têm sido, nas ultimas edições na Eurovisão, um país consistente de resultados, com o segundo classificação de top 10 de seguida, com "Queen of Kings" de Alessandra, a atingir o 5º lugar e uma grande classificação no televoto, ao conseguir o 3º lugar. Para 2024, o nação nórdica será representado pela banda Gåte e sua canção "Ulveham", onde será a primeira canção completa em norueguês, a representar o país, desde de 2006. Será a Noruega manterá a sua consistência e afirmar-se com uma favorita, com uma canção, que apresenta origens da era viking, na sua letra? É o primeiro EuroReview de 2024.
A Noruega pode ser país que apresenta, dentro do seu registo de 64 participações, um recorde indesejado de apresentar as mais de últimas posições, mas já conseguiu 3 vitórias na Eurovisão. Nas ultimas edições, a nação nórdica tem apresentado, no registo de resultados consistentes, com 3 presenças no top 10, nas passadas 5 edições. Para 2024, o tradicional Melodi Grand Prix, voltou a ser opção para a escolha do representante norueguês, dentro do lote de 18 participantes, a banda Gåte e sua canção com características únicas de rock nórdico, "Ulveham", graças à votação de público decisivo. Em Malmo, a banda irá atuar, na segunda semifinal, agendada para o dia 9 de maio, dentro do lote da segunda parte (9 - 16).
Opinião (Review): A Noruega decidiu apostar uma seleção arriscada, dentro do lote do MGP, a banda Gåte e sua canção "Ulveham" não apresentava uma grande contenção de chegar à vitória na seleção, mas na segunda semifinal, conseguiu cativar uma grande maioria de fãs, uma atuação cativante e de alta qualidade para a canção, usando uma dinâmica de projeção dos cenários naturais do país, dentro do seu visual televisivo e com uma vocalista que conseguiu aguentar sua forte capacidade ao longo da atuação. Além de uma forte visual, a canção é única, com origens de letra derivadas das lendas viking, mesmo derivado no titulo "Ulveham", onde apresenta o significado de uivo de lobo. Em perspectivas para o palco da Eurovisão, em Malmo, a canção terá boas chances de qualificação, a partir da segunda semifinal, porque apresenta uma forte apresentação em palco e com boas chances de ser elevado mais no palco da ESC, onde o público irá apreciar fortemente, e para a grande final, existe boas possibilidades de boas pontuações e uma outra oportunidade para conseguir um top 10, novamente. As avaliações da Noruega são as seguintes, na capacidades musical consegue um 8.75, no departamento visual obtém um forte 9 e o vocal e atuação da banda é 8.5 .
Noruega - Gåte - Ulveham
Nota Final: 8.75/10
Previsão Semifinal: Qualificação (3º - 5º)
Previsão Final: Top 10 (mim.)
Posição Grupo A: 2º/6
Edição: EuroUnida
Foto: NRK
Vídeo: eurovision.tv
