EuroReview 2023: Chéquia

 EuroReview 2023 #34: Chéquia - Vesna - My Sister's Crown

Só fazendo a sua estreia, em 2007, 14 anos depois da separação da Checoslováquia, a agora chamada Chéquia, mais nomeada por Republica Checa, até agora, só começou, mais recentemente a marcar presenças para a final, atingindo 4, desde do seu regresso continuo, feito em 2016, ao atingindo um máximo de um 6ºlugar, em 2018. Para 2023, a banda multinacional Vesna conseguiu numa forma considerável, conquistar a seleção nacional checa, a ESCZ, com a tema "My Sister's Crown", para conseguir o seu lugar para a Eurovisão. Será que a croa checa consegue uma boa avaliação no EuroReview? Só faltam 3 países, vamos para reta final. 

A República Checa, agora, chamada Chéquia, mesmo que estivesse independente por mais de 12 anos, só  conseguiu fazer a sua estreia na Eurovisão, na edição de 2007, onde não correu bem, ficando em ultimo lugar, na mais longa semifinal de sempre. Mais duas participações fracas seguintes, a emissora ČT retirou-se no concurso, durante um período de 5 edições, até marcando o seu regresso na edição 60, realizada em 2015, onde esteve mais perto de fazer uma presença na final, só conseguindo na edição seguinte, em Estocolmo, mas o seu melhor estava para vir, na edição de 2018, onde fizerem a sua primeira final nacional de sempre, a ESCZ, com Mikolas Josef ao fechar, em Lisboa, na 6ªposição. Desde do seu regresso, o país central, marcou 4 presenças na Grande Final. Para a edição de 2023, a Chéquia voltou a escolher o seu representante, ao realizar a primeira transformação ao ESCZ, ao realizar atuações em direto em palco, onde dentro do lote de 6 participantes, a banda multicultural Vesna foi a mais votada, ganhando por uma longa margem sobre o 2ºlugar, com "My Sister's Crown" , a canção com mais línguas dentro de participantes da Eurovisão, em Liverpool, onde marcará presença na primeira semifinal, em atuar na 13º posição da ordem de 15, no dia 9 de maio. 

Opinião: Mesmo com um novo nome, a República Checa apostou numa escolha completamente diferente, em relação ao seu passado, trazendo um elemento multicultural nunca antes visto, com a banda Vesna ao cantar "My Sister's Crown", em quatro línguas (inglês, checo, búlgaro e ucraniano) refletindo nas nacionalidades de todos os membros do grupo feminino, dando uma mensagem de poder feminino, ao refletindo na letra da canção "Que não somos bonecas", e para deixar a croa da irmandade de irmãs. Parece que consegue captar uma boa mensagem na canção, mas falta saber com será transmitido num grande palco da Eurovisão, porque claramente o vídeo está bem encaminhada, mas olhando para a canção em si, parece que tem um potencial de qualificação para a final, mesmo que possa seja limite, mas o aspeto multicultural da canção é um dos pontos mais fortes da canção, onde pode levar o público a votar, se conseguir a passagem, na final, a Chéquia pode conseguir uma boa valorização por parte do júri, e se televoto manter a sua captação para música pode conseguir um resultado próximo de top 10. Em termos de avaliação, a canção consegue dois avaliações de 8 pelo visual e música, e baixando para uma nota de 7 pela coordenação vocal do grupo, dando uma avaliação final de 7.67. 

Chéquia - Vesna - My Sister's Crown



Nota: 7.67/10
Previsão SF1: Qualificação (7º - 10º)
Previsão Final: Top 15 (11º - 15º)
Posição Grupo F:

Edição: EuroUnida
Foto e Vídeo: eurovision.tv

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de Contacto