EuroReview 2023 #2: Sérvia - Luke Black - Samo Mi Se Spava
No ano passado, a Sérvia conseguiu um dos seus melhores resultados na Eurovisão, com 5º lugar de Konstrakta, onde apresentou uma das mais icónicas canções e coreografias de 2022. Agora, em 2023, a Sérvia volta a arriscar alto, com a escolha de Luke Black e o tema "Samo Mi Se Spava", onde conquistou a Pesma Za Evroviziju, para conquistar o seu lugar para Liverpool. Será que o Luke Black tem o poder de alcançar uma boa avaliação no EuroReview? Vamos descobrir!
Com a vitória na sua estreia, na edição de 2007, em Helsínquia, após da separação com Montenegro, onde participam juntos, no início da era das semifinais, onde conseguiram bons resultados, em 2004 e 2005, o país central da península dos Balcãs, tem apresentado, sempre resultados consistentes, desde da sua estreia, com apenas 3 falhas à Grande Final, todas elas, ficando na posição limite de 11ºlugar. Sendo, no ano passado, em Turim, conseguiu a sua 3ª melhor classificação no concurso, mas a sua maior pontuação, com a 5º posição de Konstrakta, em Turim.
Para 2023, a emissora RTS, voltou a apostar na sua final nacional "Pesma Za Evroviziju", para escolher o seu representante, onde um grande total de 32 canções foram a concurso, mas no final, Luke Black e o seu tema "Sama Mi Se Spava", a conseguir, o lugar servo à Eurovisão 2023, em Liverpool, onde atuará na terceira posição na 1ª Semifinal, sucedendo a Malta e precedendo a Letónia, no dia 9 de maio.
Opinião: Esta canção é muito interessante de ouvir pela primeira vez, parece que pode ter inspirações muito ao indie, com muito invenção na musica apresentada. A voz de Luke é muito cativante de ouvir como em versão estúdio e ao vivo, com uma visão de letra muito bem conseguida na junção entre o inglês e o sérvio, mas parece que os visuais executados em palco, é um ponto fraco para este tema, mesmo que se ligue à tipologia de artista, mas pode afastar o publico mais ocasional de votar para este tema, se os visuais não foram melhorados para Liverpool, e falando, que a Sérvia esteja na semifinal muito difícil, mas tem, uma vantagem de conseguindo uma boa ordem na semifinal e tendo uma pequena ajuda da Croácia, que participa na mesma semifinal. Em reflexão, eu vejo a Sérvia, a conseguir à justa, a passagem à Final, mas termos de final, pode se beneficiar nos jurados para conseguir um resultado, perto de Top10 na geral. Olhando para avaliação, a Sérvia consegue boas avaliações, em dois parâmetros, de musicalidade, com uma nota de 8.5 e artista, com um sólido 8, sendo que a visualidade, seja a avaliação mais baixa, com uma nota de 6.7, assim dando uma nota média e final de 7.73 em 10.
Servia - Luke Black - Samo Mi Se Spava
Nota EuroReview: 7.73/10
Previsão Semifinal: Limite Q/NQ (8º - 12º)
Previsão Final: Top 10 a Top 15
Posição Grupo A: 6º
Edição: EuroUnida
Foto e Vídeo: Eurovision.tv
.jpeg)