DiárioUnida ao Dia 1 da Eurovisão 2021 (8 de maio)
Após de dois anos, sem Eurovisão, hoje foi o dia do retoma, com os primeiros ensaios dos países integrantes do 1ªparte da primeira semifinal. Com a Lituânia a começar e a Irlanda a fechar.
Bem, a Eurovisão está de volta, com o dia de hoje, 8 de maio, a começar as primeiras rondas de ensaios, com os países da primeira parte da semifinal 1, marcada para o dia 18, com Lituânia, Eslovénia, Rússia e Suécia, na parte da manhã e com a Macedónia do Norte e Irlanda, na parte da tarde, com a Austrália a ter direito, a vídeo de bastidores da sua atuação de backup, feita no seu país. Agora está na hora da analise a todos sete países no dia de hoje.
Lituânia: 8.5/10
The Roop não me desapontou, no dia de hoje, considerada um dos integrantes da lista de favoritos para a vitória, mesmo com a distinção de ser a atuação de abertura na edição, deste ano. A atuação foi bem conseguida, com demonstração de voz energética do vocalista, desde dos planos de fundo a interligar com o tema, e corografia está sempre no ponto. Muito bom allround, vamos ver se pode manter a qualidade para a 2ª volta, marcada para quarta-feira.
Eslovénia: 7.5/10
Uma das surpresa, pela positiva, foi a Eslovénia e Ana Solic. Mesmo atuar, depois da atuação energética dos The Roop, mas parece que não afetar a Ana, com libertar o poder vocal, para um palco minimalista que apresentado, com um grande ponto no fundo, o uso do Terra, mas simplesmente a voz de Ana, que pode ser considerada uma das melhores deste ano, eleva esta canção ao vivo, espero que na segunda volta para continuar assim.
Russia: 8.75/10
Da Eslovénia, vamos passar pela Rússia, com grande artista chamada Manizha, que trouxe um dos palcos muitos criativos no dia de hoje. O ensaio começa com a Manizha dentro, de um vestido móvel, mas final do primeiro minuto, ela acaba de sair do mesmo, para mostrar o seu fato de treino vermelho, em termos da sua voz, ela esteve muito limpa e os planos de fundo, a misturar palavras, com elementos culturais e no final a demonstração de diversas mulheres oriundas de diversas regiões da Rússia. Muito excelente.
Suécia: 7/10
Foi o ultimo ensaio, antes da pausa de almoço. Tusse, chegou a Roterdão, com perguntas sobre o seu estado vocal, devido a uma recente operação às suas cordas vocais, mas felizmente esteve a perto dos 100%, com ligeiras falhas no inicio, mas geralmente muito bem executado. O palco, não teve muitas alterações em relação, com a atuação da final do Melodifestivalen, em meados de março, pequenas mudanças de vestuário, com adição de pratas, na gola e nas mangas.
Austrália: 6/10
Devido à ausência da comitiva da Austrália, em Roterdão, no dia de hoje, foi demonstrado um pequena amostra para a atuação da Austrália, deste ano. Infelizmente, não deu uma clara apresentação, sobretudo em termos de palco, mas houve uma demonstração de dois vestuários que vai ser utilizado. Esperamos, quando for a segunda volta de ensaios, o que vai ser demonstrado.
Macedónia do Norte: 8/10
Voltamos, para os ensaios no Ahoy, com a Macedónia do Norte. Foi mais um demonstração de voz, com o Vasil, a fazer o primeiro teste de palco para o seu tema, e foi uma boa surpresa, sem falhas em voz e com um palco muito intimo, com uso de plano preto com mistura de ouro, com uma projeção de luzes para o seu corpo, devido ao uso de um colete de espelhos. Em geral, está muito positivo. Pode surpreender na Semifinal. Um a debaixo de olho.
Irlanda: 8,5/10
Finalmente, chegamos à ultima atuação do dia, com a Lesley Roy, a fechar as hostilidades de hoje, e com um melhores palcos do dia, com uma atuação muito elaborada, com uso de muitos planos de câmara, para demonstrar um atuação que na primeira parte, conta uma história e com uma segunda parte que se foca na artista, isto é obra entre Lesley e elaborador do palco vencedor de 2015, faz um palco que vai fazer o espetador na televisão a assistir. Muito bom.
O dia 2 (9 de maio):
Amanhã, é o dia para os restantes países participantes da primeira semifinal, a pisar pelo palco, com o Chipre, a abrir as portas às 9:00 e com Malta a fechar às 15:40.
É o fim do DiárioUnida de hoje, voltamos amanhã, para mais live updates ao longo do dia e com o segundo DiárioUnida.
Vídeos: Eurovision.tv
